Claude fora do Ar. Itaú intensifica o presencial. Polymarket (irmã americana das bets) foi hackaeda. Claude tag é a nova aposta da Anthropic.
Claude fica 1 hora fora do ar
Nessa terca-feira (23), diversos usuários ao redor do mundo foram afetados for um incidente na Anthropic que deixou seus modelos indisponíveis por 1 hora. O incidente afetou todos produtos como Claude Code, Claude API e Claude Desktop, e até então não se há informações detalhadas sobre o que pode ter causado o downtime.
Porém, 1 hora depois do report do incidente, o problema já havia sido corrigido pela Anthropic e os serviços foram reestabelecidos.
Polymarket Hackeada
A Polymarket, gigante do mercado de predições (que é concorrente direta da Kalshi fundada pela Brasileira Luana Laura que é a brasileira bilionária mais nova da história), confirmou que hackers roubaram os depósitos de um número não especificado de usuários após uma ataque envolvendo um sistema terceiro.
Em um post no X, eles informaram que uma falha de segurança em um sistema terceiro que eles usam permitiu que hackers inserissem código malicioso em seu site, afetando "alguns usuários". A empresa declarou ter "contido" o incidente e que agora está entrando em contato com as vítimas afetadas para realizar o "reembolso integral" dos valores.
Bem em época de Copa do Mundo, com ads da Polymarket rolando solto, essa situação acaba sendo bem complicada pra empresa...
Itaú e a saga do presencial
Desde que eu trabalhava no Itaú, de 2022 a 2024, a empresa já tinha iniciado a retomada ao presencial pós pandemia com a regra de 2 vezes na semana para quem fosse morador da região da grande São Paulo, mas ainda haviam pessoas 100% home-office (que era meu caso).
Porém, nessa semana saiu o anúncio oficial de que a empresa planeja intensificar a rotina do presencial para 3 vezes na semana, totalizando 9 idas ao escritório por mês. Vale ressaltar que a mudança será uma transição gradual prevista para finalizar SOMENTE em 2028.
Outra preocupação dos funcionários (além do aumento de frequência) é com o espaço físico, pois os escritórios do banco já estavam ficando lotados com a rotina de 2 vezes na semana e talvez não teria capacidade de comportar toda galera.
Claude Tag, o que é?
Nessa terça-feira, a Anthropic anunciou uma novidade para usuários de Claude, o chamado Claude Tag ou de forma mais simplificada o Claude no slack.
A ideia por trás da funcionalidade é permitir que os usuários integrem o Claude de forma mais intensa no seu a dia a dia. Com o modelo disponível diretamente via Slack, os times podem acioná-lo para mudanças no código, correções de bug e até tarefas adversas como deep research e geração de relatórios tudo dentro do seu Slack.
🚨 Alguns detalhes importantes: será possível restringer onde o Claude opera, colocar limites de uso, cada novo chat inicia um ambiente Sandbox na nuvem da Anthropic e ele terá uma memória persistente com todos dados que aprendeu em chats públicos (isso eu achei bem interessante). E o nome Claude Tag é só um trocadilho para você chamar o @Claude hehe.
Vale lembrar que o Claude não é a primeira IA que apresenta integração com Slack, já viamos o Linear, Cursor e várias outras fazerem essa integração direta tem meses.
Gostou? Receba a próxima edição no seu e-mail.